Carta aberta ao Pedro

Filho,

Ontem foi um dia muito especial. E, como você não vai lembrar dele quando crescer, eu resolvi registrar aqui, para que você algum dia saiba como foi e para que os detalhes não se apaguem da minha memória com o tempo.

Ontem, dia 9 de março, celebramos seu primeiro ano de vida. E, com você, eu e seu pai também aniversariamos. Nós três completamos um ano juntos, um ano de maternidade e de paternidade, um ano aprendendo a ser família. Obrigada por isso. Somos pessoas muito melhores e infinitamente mais felizes depois da sua chegada. 

Aliás, com você também nasceram avós, tios e tias. E você convive com eles sem se dar conta, tão pequenino ainda, o quão sortudo é. Eles amam você de um jeito, filho, que nenhum adjetivo alcança descrever. É lindo de se ver, e o dia ontem só foi tão especial por causa deles.

Faltavam mais de três meses para o seu aniversário quando eu, suas avós e tias começamos a pensar na festinha. Eu e seu pai já havíamos conversado a respeito e tínhamos decidido que seria uma festa pequena, só para a família e os amigos mais próximos, aqueles que estiveram ao nosso lado quando você nasceu e que permaneceram conosco durante todo esse ano, acompanhando de perto o seu crescimento e dividindo conosco a alegria enorme que é ter você em nossas vidas. Seria na casa de algum familiar e nós mesmos faríamos tudo: decoração, comes e bebes, lembrancinhas... Como era antigamente, quando festa de criança tinha gostinho de reunião familiar para enrolar docinhos e encher balões.

E assim foi.

Eu e seu pai decidimos que o tema da festa seria "Smile: 1 ano de sorrisos!", em referência à sua maior característica, seu típico bom humor, sempre com um sorriso estampado no rosto. Durante todo esse ano, a frase que mais ouvimos, de conhecidos e estranhos (muitos e muitos estranhos, diga-se de passagem, que se encantavam com você no supermercado, no cartório, na fila do banco, no restaurante, na igreja... em todo lugar!), era: "Nossa, que bebê feliz!" ou "Como ele é alegre, né?" ou "Que lindo ele... todo sorridente!" ou variantes do tipo. E nós ficávamos cheios de alegria e gratidão a Deus por ter conosco uma criança tão cheia de luz, que provoca tantos sorrisos por onde passa. Por isso, achamos que nada seria mais apropriado na sua festa de aniversário do que celebrar os sorrisos (seus, nossos e de tanta gente!) desse seu primeiro ano de vida.  

Fui diversas vezes a Taguatinga - com o seu pai, a dinda e a vovó Ione - para comprar os materiais que usaríamos para preparar tudo da festinha. Tecido, folhas de EVA, fitas, isopor, bandejas de MDF, papéis de vários tipos, balões, balas, forminhas para doces, tinta, cola quente, barbante... Uma variedade enorme de artigos para festa. E então começamos a produção, aos pouquinhos.

Colhi dicas sobre festa infantil em vários blogs e fui fazendo tudo em casa. O dindo fez os convites (que ficaram lindos!!) e a dinda foi comigo à gráfica para imprimi-los. Também fomos a uma loja de revelação de fotos, revelar algumas que eu selecionei para fazer um mural de imagens em que você aparece sempre sorrindo, desde que tinha 1 mês, para a decoração da festa.

Toda noite o seu pai me ajudava na maratona corta-cola-pinta-embrulha-amarra-etc. Aliás, filho, o seu pai é um ser humano de quem você deve sempre se orgulhar muito. Dá gosto de ver o paizão que ele é! Durante todo esse ano, eu ouvi de algumas mulheres a pergunta típica: "O Vitor te ajuda?" e eu sempre respondia: "Sim, e eu também o ajudo muito!". As pessoas têm mania de achar que cuidar de bebê é tarefa da mãe, que essa coisa de trocar fralda, dar banho, alimentar, botar pra dormir, acordar no meio da noite, e tantas outras coisas, são tarefas exclusivas da mãe. Mas não são, não. Aqui em casa, pelo menos, o seu pai nunca foi coadjuvante. Ao contrário! Ele é um exímio protagonista!

Na semana da festinha, quando os preparativos se intensificaram, toda a família se mobilizou. Uns buscaram as mesas e cadeiras na igreja, outros enrolaram os docinhos, outros pegaram os salgados e os pães do cachorro-quente na padaria, outros encheram balão, e por aí vai... Foi uma força-tarefa. Lá de Belém, a tia Tatá, minha amiga de infância, que você gostou tanto de conhecer, fez toda a parte de papelaria: os toppers dos doces, as etiquetas de agradecimento, uma coisa mais linda que a outra. Ela não existe!!! Vovó Ione costurou as toalhas das mesas e da mesa do bolo, que ficaram lindas! Até a tia Su, que veio de Belém para o seu aniversário, entrou na trabalheira. Ela e a vovó Berna fizeram o molho de salsichas para o cachorro-quente e os copinhos com frutas e gelatina que fizeram o maior sucesso com a criançada. Tio Pipe e tia Quequel emprestaram a casa (que era o nosso apoio, já que a festinha foi no salão do prédio deles), toalhas, colheres, facas, panos de prato, sabonete para os banheiros, uma infinidade de coisas! Eles são um grande exemplo de doação e generosidade.

Uma hora antes da festa, o vovô Thales ligou dizendo que a moça que havíamos contratado para nos ajudar a servir as comidas e bebidas aos convidados havia sumido. Desligou o celular e deu o perdido na maior. Resultado: seus tios e avós se revezaram o tempo topo entre a cozinha e o salão para não deixar faltar nada aos convidados. Eles não são o máximo?!!!! Seja sempre muito, muito, muito grato a todos eles, porque sua festa não teria sido tão especial sem o envolvimento e o comprometimento de cada um deles em fazer do seu dia um dia muito feliz!

Na hora dos parabéns, eu agradeci a eles por tudo e me deu vontade de chorar, tamanha era (e continua sendo) a minha gratidão a Deus, por ver que você é tão abençoado em nascer no seio de uma família que é um poço de amor. Amor que se reflete em você, que não à toa se mostra uma criança tão especial, tranquila, alegre, cheia de paz.



Você, filho, é uma chuva de bênçãos para nós. Muito obrigada por esse 1 ano de felicidade e vida plena de sentido que você tem nos proporcionado. Não existe palavra no mundo para dizer o quanto eu amo você.

Desejo, de todo o meu coração, que todos os votos de felicidade que aquelas pessoas nos transmitiram ontem se concretizem na sua vida. Que você seja um homem de bem, sempre com essa luz irradiando aos que te cercam. Que Deus te abençoe e te conserve sempre em seu caminho, e que você saiba reconhecer a maravilha que é tê-lo como Amigo. Que Maria, nossa mãezinha do céu, te leve sempre nos braços, te mostrando o caminho da fé e do amor ao próximo. Que você tenha saúde, filho, para realizar todos os seu sonhos e para sonhar sempre mais. E que você seja tão feliz quanto você nos faz.

Amo você demais.

Um beijo,
Mamãe.

P.S.: Em breve um post com as fotos da festinha. ;)

Comentários

Ione Nogoceke disse…
Essa foi a carta mais linda que já vi. Ele vai crescer e quando ler isso vai ficar emocionado e chorar igual a vovó bobona aqui. Parabéns pela linda família que vocês estão construindo. Beijos grandes da vovó Ione.
Adria disse…
Que carta linda cunhadinha! Não tem como conter as lágrimas. Sou muito feliz por poder participar de tudo isso. Que Jesus continue derramando bençãos sobre essa linda família! Que esses sorrisos permaneçam no rostinho do Pedroca e de vcs por toda a vida! ! É muito bom ver uma família com tanta espiritualidade e felicidade como a de vcs! AMO MUITO! Obrigada por tudo!
Unknown disse…
Doce, terno, romântico... lindo registro! Eu também acho que ele vai adorar ;) Eu adorei!
Fico feliz de ter participado e de poder acompanhar o crescimento do Pedroca. Que Deus o abençoe e que ele continue espalhando sorrisos por ai. Um beijo

Raquel disse…
Nossa!! Que carta mais linda e emocionante!! Tia Quequel não para de chorar também...
Pedro, sobrinho lindo e risonho da tia, sua festa foi tudo isso mesmo que a sua mamãe escreveu! Você merece!
Nós somos muito gratos pela sua vida! Pois com o seu nascimento veio junto a alegria, os sorrisos e os encantos! Que Deus te abençoe mais e mais! Você e a sua família que nós tanto amamos! Beijo da tia Quequel, do tio Pipe e do bebê :)
Lu e Dodô disse…
Meu Deus, que carta linda!!! Pedro é tudo isso que vc descreveu pq vcs são tudo isso e muito mais!! Parabéns pela família maravilhosa que estão construindo. E muito obrigada por podermos fazer parte desse momento tão especial!! Estava tudo lindo!
Tio Gafanha disse…
Thumbs up!
titaklautau disse…
Quero ver as fotos! linda cartinha mamãe Carol!
Unknown disse…
Que coisa mais linda!!
bloggger veloz disse…
PARABÉNS QUE DEUS CONTINUE ABENÇOANDO SEMPRE BJS.......TE AMAMOS DE VERDADE GEOVANNA LEIZER GEOVANDO E MARCOS .......VOCE FOI ESPECIAL PARA NOS.......