Carta aberta à Laura

Oi, meu amor!

Hoje é dia 28 de setembro de 2017 e eu espero que, aí do futuro, você esteja celebrando a sua vida com a mesma alegria e gratidão a Deus que eu celebro há exatos dois anos. Sei que, com o passar do tempo, o seu aniversário será mais lembrado pelos seus próprios amigos do que pelos meus, você receberá as mensagens emocionadas e os abraços de parabéns que hoje eu recebo por você, e o seu dia será comemorado muito mais pela história que você mesma escreveu e deu a conhecer do que pela incrível e ainda fresca recordação da sua chegada a esse mundo, que certamente você nem lembra. 

Decidi, então, escrever essa carta para registrar um pedacinho do que vivi com você até aqui, e que é parte das razões pelas quais o dia de hoje é tão importante pra mim e pra tanta gente que te ama e agradece a Deus pela sua vida sem que você nem se dê conta ainda.

Sabe, filha, o júbilo que me invade hoje nem sempre esteve comigo. Não foi tudo só alegria pra nós duas desde o início. Não foi tudo como eu gostaria que tivesse sido, não vou mentir. Eu queria que das mãos da médica você passasse às minhas, que nos primeiros momentos de vida aqui fora você sentisse o meu toque, o meu cheiro, ouvisse a minha voz; eu queria ter te recebido, te abraçado, te beijado, te dado as boas vindas, ao invés de ter só te olhado por uns segundos; eu queria ter escutado o seu choro por mais tempo, queria ter te aquecido e te alimentado com o meu corpo; queria ter dormido ao seu lado desde o primeiro dia. Eu também queria ter te dado os primeiros banhos, escolhido as roupinhas que você usaria, queria ter te acolhido e te colocado no colo todas as vezes que você se sentiu sozinha no meio da noite. Eu queria ter te apresentado ao seu irmão logo que você nasceu - vc não imagina a ansiedade com que ele te esperou! -, queria ter visto seus avós com aquelas carinhas de babões deles desde os primeiros dias, queria, enfim, que você não tivesse esperado tanto para receber pessoalmente todo o amor que estávamos prontos pra te dar. Eu também queria nunca ter sentido medo, e queria, mais que tudo, nunca ter passado pela experiência de ir pra casa e ter que deixar você no hospital. Eu queria nunca ter passado aquelas noites sem saber como você estava e aqueles dias em que eu era apenas uma visita que te via por três míseras horas. Eu só queria ser mãe, só queria cuidar da minha bebê, só isso. Foram 30 dias que doeram como 300 anos.

Mas também foram 30 dias de fé, de alegria a cada conquista, de comemorar e agradecer desde o mais profundo da minha alma cada grama a mais no seu peso que significava dias a menos naquela incubadora. Foram 30 dias em que a vida ganhou outros muitos significados, em que eu aprendi com você que a fé e o amor são as forças mais poderosas de todo o universo. Foram 30 dias de muita oração, e 30 vezes em que eu pedi, pontualmente às 18h, antes de te deixar, para que os anjos cuidassem de você na minha ausência. Dias em que eu recebi inúmeras mensagens de amigos e familiares de todo o Brasil, de gente próxima e de gente quase desconhecida, que me enchiam de esperança e apoio. Foram 30 dias em que eu quase não chorei na sua presença, dias em que cantei louvores a Deus com você nos braços, e que vi no testemunho de outras mães dentro daquela UTI o meu combustível espiritual. Como eu rezei por elas e seus bebês! Foram dias em que eu comemorava ao ver você abrir o olho quando eu falava baixinho: "oi, meu amor, a mamãe chegou!" ou perceber no monitor o seu coraçãozinho acelerar ao ouvir a minha voz. Foram 30 dias de boas notícias, em que eu escutava de diferentes pessoas da equipe: "nem parece que nasceu com 29 semanas, ela não tem nada!". Foram dias em que eu vi com clareza uma GIGANTE habitar um corpo tão pequenino, e em que eu experimentei a sua força impressionante restaurar a minha. 

Laura, minha Laurinha tão amada, nunca se esqueça de que você me encheu de orgulho desde o primeiro momento em que o ar deste mundo encheu os seus pulmões e eu pude ouvir o choro forte de quem anuncia a sua chegada com firmeza. Eu nem sei dizer o quanto me sinto privilegiada por ser sua mãe e pelo tanto que já aprendi com você em tão pouco tempo. Foi você quem me mostrou a face da força da mulher! Obrigada por isso! Eu amo você e amo a sua história com tudo, tudo, tudo o que ela tem e transformou em mim. Amo a sua alegria ao correr pela casa, tão saudável e linda, cheia de energia, com esse seu sorriso mais maravilhoso do mundo que fecha seus olhinhos puxados numa quase pintura. Amo sua voz rouca repetindo tudo o que a gente diz e esse seu jeito todo independente de ser e nos surpreender a cada momento. Amo o jeito como você me abraça forte e me beija, abraça e beija o papai, abraça e beija o Pedro (abraça e beija todo mundo, sua beijoqueira!). Amo ter você, cuidar de você, cantar pra você, fazer você dormir. 

Eu tenho infinitos motivos para agradecer a Deus e celebrar esses seus dois anos de vida, e desejo que você continue por muito e muito tempo acumulando novas razões para celebrar. Que você sempre se saiba muito amada e que aprenda desde cedo o valor das relações humanas, dos laços familiares e da importância dos verdadeiros amigos. Que você perceba logo que a presença das pessoas a quem amamos é, de tudo, o que realmente importa, e que reconheça o quão necessário, libertador e valioso é saber viver em comunidade, colaborar uns com uns outros, aprender das nossas diferenças, respeitar e amar-nos mutuamente. Que você tenha sempre muita saúde para realizar todos os seus sonhos e para seguir sonhando sempre mais. Que Deus se revele a você e te arrebate o coração, e que você experimente no mais profundo do seu ser o quão maravilhoso é tê-lo como amigo. Que Ele te ensine a enxergá-lo no seu próximo e que Maria, nossa mãezinha do céu querida, sempre repouse sua mão amorosa sobre a sua cabeça e te guie pelo caminho.

Você, que tem força e graça na mesma medida, há de seguir encantando muitas vidas como tem feito com as nossas até aqui. O mundo é seu, meu amor. Que você seja seja luz e distribua amor por onde passar. Que você chegue até onde quiser chegar e seja quem você quiser ser, mas seja sempre muito, muito, muito feliz! Tal qual somos nós desde que você chegou.

Eu te abençoo todos os dias e te amo mais do que cabe.

Sempre sua,
Mamãe.

Comentários